No mundo atual, a tecnologia tem se mostrado o principal fator de desenvolvimento do mundo e da vida das pessoas. Ela é considerada por muitos como algo bom para a sociedade, e junto com a ciência, elas são a chave para o desenvolvimento de um lugar e competição entre as pessoas. Antes, a vida era difícil para a sociedade, principalmente para a comunicação, pesquisas e alguns afazeres, nesse ponto (dos afazeres) entra a robótica.
Os robôs japoneses estão simplesmente substituindo as funções das pessoas no mundo, como o robô EMIEW2, da empresa japonesa Hitachi, que, com o auxílio de câmeras que ficam escondidas pelas casas, ajudam os "esquecidinhos" a encontrar objetos perdidos e também os robôs humanoides, que podem até mesmo expressar emoções.
Por outro lado, a tecnologia, assim como revoluciona o mundo, também tem o poder de prejudicar o convívio social. Um bom exemplo é a Guerra Fria, cuja principal questão era: Quem seria capaz de produzir tecnologias bélicas mais modernas, EUA ou URSS? Outro exemplo foi a imensa rivalidade entre as empresas de eletrônicos e sistemas digitais, Apple e Microsoft. A história das duas empresas mostra a concorrência entre Steve Jobs e Bill Gates para ganhar espaço no mercado, surgindo até mesmo acusações de roubos e ideias.
O avanço da tecnologia nos permite estar em contato com o mundo, principalmente pelo meio de comunicação geral: a Internet. Segundo Bill Gates: "Quando eu estava na escola, o computador era uma coisa muito assustadora. As pessoas falavam em desafiar aquela máquina do mal que estava sempre fazendo contas que não pareciam corretas. E ninguém pensou naquilo como uma ferramenta poderosa."
Imagino, que o mundo esteja em nossas mãos, somente temos de saber conduzi-lo.