12 de março de 2012

Proposta de Redação - Artigo de Opinião - Protagonismo Juvenil e Cidadania: O Sonho Acabou?


Jovens Novos, Polêmicos e Brasileiros

"Protagonismo Juvenil é a participação consciente dos adolescentes em atividades ou projetos de caráter público, que podem ocorrer no espaço escolar ou na comunidade: campanhas, movimentos, trabalho voluntário ou outras formas de mobilização...", segundo Fábio Barbosa Ribas Jr. Os sonhos dos jovens de hoje são diferentes dos sonhos das gerações passadas. Mas o sonho não acabou, atualmente os jovens brasileiros continuam acreditando no seu potencial de mudar o mundo. De acordo com a UNICEF, "... a participação é um direito do adolescente...".
Enquanto seus pais queriam revolucionar a política e os costumes, a juventude de agora não precisa combater a ditadura, nem se sente sufocada pela família. A juventude está mais a vontade com os códigos sociais e as tradições à sua volta. Estão mais interessados em objetivos que possam trazer felicidade de forma concreta, por isso consideram a educação muito importante.
A própria sociedade forma jovens individualistas, tornando-os competidores entre si. Hoje, eles estão mais preocupados com fatores que podem ameaçar seus sonhos, como a violência e o desemprego.
A globalização criou uma ponte entre os jovens de todo o planeta e os seus efeitos se fazem sentir com maior força entre os adolescentes. Eles curtem os mesmos ídolos e modernismos pelo mundo afora e são o grupo social que explora as novas tecnologias.
Hoje vemos, cada vez mais, adolescentes escrevendo sobre a adolescencia. Escritores jovens abrem uma janela para o lado secreto da adolescencia, com títulos que estimulam entre eles o hábito pela leitura.
Outro fator que marca a vida dos adolescentes é a diferença de origem de cada um encarar a vida, mas mesmo assim eles compartilham muitas preocupações e interesses.
Temos hoje uma geração sonhadora, mas também realista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe suas críticas e opiniões a respeito dos textos, mas com educação e sem xingamentos. Obrigada ;-)